
ENDOSCOPIA
O que é? É a exploração visual de um órgão ou uma cavidade através de um tubo chamado de endoscópio. É um procedimento de mínima invasão e sem cortes, pois utiliza a abertura natural de um órgão para ver as condições do seu interior.
É um técnica, tanto diagnostica como terapêutica, muito segura para exploração do trato digestório superior e inferior, respiratório, urinário e cavidade torácica e abdominal.
A. Digestiva alta: é avaliação dos órgãos digestivos superiores como esôfago, estômago e duodeno, é feita uma avaliação helicobacter, sp e retirada de corpo estranho.
B. Digestiva baixa: É a avaliação dos órgãos digestivos inferiores como íleo, ceco, cólon e reto. É feita a avaliação da mucosa e arquitetura, possibilitando realizar biópsias e retirada de corpo estranho.
C. Respiratória: É a avaliação dos órgãos respiratórios da cavidade nasal até os branquis, é feita avaliação da mucosa e arquitetura dos órgãos possibilitando diagnosticar pólipos, massas corpo estranho, parasitas, secreções e lavado bronquioalveolar.
D. Urinária: É a avaliação dos órgãos urinários como uretra e bexiga, possibilitando retirada de cálculo, biópsias e coleta de análises.
E. Vaginoscopia: é a avaliação do órgão reprodutor, possibilitando coleta de análises, biópsias e inseminação.